A Instrumentação Cirúrgica
O trabalho de Instrumentação Cirúrgica é um dos pilares fundamentais na Cirurgia de qualquer área. Nos procedimentos de Cirurgia e Traumatologia da face e cavidade bucal, a instrumentação cirúrgica bucomaxilofacial tem uma atuação indispensável.
Todos participantes da equipe de cirurgia devem conhecer rotinas e instrumentais, o que pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso nos procedimentos cirúrgicos. Eu, como cirurgião bucomaxilofacial, tenho plena consciência da grande importância do papel do instrumentador/instrumentadora.
Pensando nisso, preparei esta lista de instrumentais específicos da área de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF), que você deve conhecer bem, se tem como objetivo preparar-se para a área de instrumentação cirúrgica bucomaxilofacial.
Abaixo está minha listagem de 10 principais instrumentos, onde eu citei o nome e as áreas anatômicas e técnicas cirúrgicas principais em CTBMF nas quais eles são utilizados:
1. Fórceps de Rowe
Uso em Cirurgia de Trauma de Face e Cirurgia Ortognática, para desimpacção e mobilização da maxila;

2. Afastador de Minnesota
Utiliza-se em todos os acessos pela cavidade oral, nos momentos iniciais das cirurgias maiores e durante os procedimentos de cirurgia dentária e óssea intrabucal;

3. Cinzel de Obwegeser
Na Cirurgia Ortognática, é utilizado para clivagem, corte e mobilização da região posterior da maxila, durante osteotomias do tipo Le Fort;

4. Descolador de Molt
Aplicado em cirurgias bucais para descolamento dos tecidos gengivais e mucoperiostais, principalmente em procedimentos dento-alveolares;

5. Afastador de Obwegeser para Ramo
É incrível a quantidade de instrumentais desenvolvidos por este gênio da cirurgia maxilofacial! O Afastador de Obwegeser para Ramo é aplicado para afastamento da porção posterior da mandíbula (Ramo), durante as osteotomias mandibulares. Nos acessos da região Infratemporal e da Articulação Temporo Mandibular pela via intra-oral, também pode ser utlizado;
![aplicado para afastamento da porção posterior da mandíbula [Ramo]) nas osteotomias mandibulares e nos acessos a região infratemporal e da Articulação Temporo Mandibular via intra-oral)](https://lucianobucobrasil.com.br/wp-content/uploads/2019/03/OBWEGESER-RAMUS-RETRACTOR-300x300.jpg)
6. Retrator de Septo Nasal
Utlizado para acessos intrabucais da região de base do nariz, retrai os tecidos no sentido superior com o retalho cirúrgico. Em outras situações seu uso é para afastar a base do nariz, para inspeção da região anterior da cavidade bucal;

7. Cinzel de septo nasal de Wagner
O Cinzel de Wagner é aplicado em osteotomias do septo nasal ósseo, para separar a maxila do resto do esqueleto facial, em conjunto com martelo;

8. Abaixador de Língua de Bruenings
O próprio nome já diz o uso… É um instrumento extremamente útil para afastar a língua em procedimentos intra-bucais de qualquer natureza. Ele pode ser aplicado na lateral da língua para acessar o rebordo mandibular e lateral da cavidade bucal ou no dorso, para acesso da orofaringe;

9. Afastadores de Bauer
Os afastadores de Bauer vem em pares, com dois lados (Direito e Esquerdo, onde um deles serve para a região superior [na incisura mandibular, entre o processo coronóide e a base da cabeça da madíbula]; e o outro serve para região inferior do ramo da mandíbula [entre o ângulo e o corpo mandibular, na porção basilar da mandíbula, conforme o lado operado).
Estes afastadores são utilizados em conjunto com o Afastador de Lavassier, para afastamento da porção posterior do ramo mandibular, nas osteotomias verticais de ramo da mandíbula, uma das técnicas de cirurgia ortognática;

10. Pinça Smith (Separador de Cavidade)
Popularmente conhecido como “Bico de Pato”, é utilizado para separação de cotos ósseos em osteotomias de mandíbula e maxila em cirurgias ortognáticas).

Espero que esta lista seja útil!
Existem vários outros instrumentos utilizados em cirurgia bucomaxilofacial, mas estes são fundamentais para você começar a entender a gama de aplicações e técnicas.
Compartilhe este artigo com seu amigo/amiga que Adora ou Morre de medo de Cirurgia Bucomaxilofacial… Quem sabe esta dica seja inspiradora?
Um abraço e até a próxima!
PS: Eu estou preparando um curso 100% online para quem se interessa em trabalhar em equipes de cirurgia bucomaxilofacial em Consultório ou em ambiente hospitalar.
PARA QUEM serve este treinamento?
Eu desenvolvi este programa para todos profissionais que se interessam pela área de CTBMF e têm dificuldade para desenvolver as rotinas de consultório e de ambiente hospitalar na especialidade de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
- Auxiliares de Saúde Bucal;
- Técnicos de Saúde Bucal;
- Técnicos de Enfermagem;
- Técnicos com curso de Instrumentação Cirúrgica, além de Estudantes de Odontologia.
- Cirurgião pondo luvas pelo instrumentador
Este curso será útil para todas pessoas que gostam e se interessam em aprender:
- Rotinas;
- Instrumentais;
- Equipamentos;
- Patologias atendidas e todo o conjunto de conhecimentos necessários para trabalhar em equipe com Cirurgiões e Cirurgiãs Bucomaxilofaciais.

Se você se interessa pela área de Instrumentação, busca uma nova profissão na área da saúde ou quer se atualizar neste assunto, cadastre-se na Lista Vip do meu Treinamento Instrumentação Cirúrgica Bucomaxilofacial, e não perca sua próxima oportunidade de instrumentar uma Cirurgia Bucomaxilofacial por falta de conhecimento.
Clique no link abaixo e entre na Lista VIP hoje para ser avisado do lançamento do Curso!
http://bit.ly/InstrumenteBucomaxiloListaVip
Assista a série de Vídeos no YouTube sobre Instrumentação Cirúrgica Bucomaxilofacial clicando no link abaixo:
10 Instrumentos para Instrução Cirúrgica Bucomaxilofacial
