3 Idéias para você fazer seu TCC, Monografia (Faculdade), Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado
Tempo de Leitura: 4 minutos

🤔💡 3 Idéias para você fazer seu TCC, Monografia (Faculdade), Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado.

Descubra como Publicar um artigo científico já na Faculdade
(Escrito com a gentil Colaboração do Colega Dr Otacílio Chagas Jr., para revisão e aprimoramento do artigo [https://instagram.com/otaciliochagasjr])
✅ Na faculdade, você pode enriquecer seu Curriculum pensando na futura carreira de CTBMF.
Lembre de direcionar suas atividades, sem abrir mão de uma boa formação em todas áreas.
Ótimos dentistas serão ótimos cirurgiões unindo teoria, prática e ciência.
Seguem aqui algumas idéias para projeto de pesquisa científica que poderão se transformar em TCC, Monografia, Dissertação ou Tese:

Idéia 1: Levante todos casos de Cirurgia atendidos no ambulatório da faculdade (pode ser nas fichas dos pacientes).

 Escolha um período que tenha registros, por exemplo, de dois anos ou mais (para comparar um ano com o outro)
Analise padrões como quantidade e tipos de cirurgias, distribuição por gênero, idade, ocupação, índice de complicações, fase do ano com mais cirurgias de determinado tipo.
Monte uma planilha com todos dados.
Faça uma análise estatística de frequências, correlações, prevalências.
Escolha um professor de cirurgia para te orientar. encontre um professor bom em Bioestatística, epidemiologia, para ajudar nas análises.
Publique em português e inglês.
Análise Estatística para Trabalhos Científicos

Idéia 2: Preste atenção nos casos “diferentes”ou raros que acontecem na faculdade, no estágio, que os professores mencionam.

Se ofereça para redigir a descrição do caso clínico;
Faça um texto o mais detalhado possível sobre o caso clínico;
Busque referências científicas no portal PUBMED (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/),  LILACS (http://lilacs.bvsalud.org/) e BBO (Biblioteca Brasileira de Odontologia – http://bit.ly/BBO-bibliotecaBrasilOdonto) sobre o caso clínico que você está descrevendo.
Os termos de pesquisa mais comuns para este tipo de artigo são:
  • Clinical report
  • Case report
  • Technical note
  • Clinical case
Participe dos Atendimentos Clínico Cirúrgicos e registre os casos
Faça boas fotos do caso. Se for uma alteração de face ou cavidade oral, lembre de fazer fotos assim:
  • Face vista frontal
  • Face vista lateral de perfil
  • Fotos Intrabucais
  • Detalhe ao máximo a descrição da técnica aplicada, dos materiais e dos equipamentos (escreva como se a pessoa que está lendo pudesse repetir o caso, com as suas orientações)

Para saber mais, recomendo um site bem mais avançado, que contém MUITAS ferramentas para escrever artigos científicos, chamadas GUIDELINES. Elas são diretrizes de como redigir relatos científicos desde um simples relato de caso até uma metanálise.

O site é em Inglês e tem versões em Português e outros idiomas. Vale muito a pena acessar, para ter um nível top de artigo:

O Portal chama-se EQUATOR (a sigla vem desta frase: Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research) e este é o link:

http://www.equator-network.org/

A tradução da frase acima é:

Aumentando a qualidade e transparência de pesquisa em saúde

Para começar, Sugiro você ler esta parte do portal (link abaixo), ela contém ferramentas para escrever o artigo (ou paper, em inglês) que você pretende:

http://www.equator-network.org/toolkits/writing-research/

 

Descreva as técnicas e materiais com detalhes.

Para completar, eu tenho mais uma dica: toda pesquisa que envolve humanos no Brasil (e no mundo) precisa ter um consentimento informado.

“O que é isso, Luciano?””

É o seguinte: se você for pesquisar algo em pessoas, estas pessoas deverão obrigatoriamente ser informadas sobre o objetivo da pesquisa, quais riscos de complicações que possam eventualmete ocorrer fazendo parte do estudo, que terão sua identidade protegida e que estarão livres para abandonar a pesquisa em qualquer momento.

O documento que registra formalmente isso (com assinatura pelo sujeito da pesquisa, ou a pessoa que está participando do estudo ou seu reponsável) chama-se TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido).

O padrão para redação e apresentação deste documento (o TCLE) está disponível na Plataforma Brasil, um sistema eletrônico do governo federal que tem como objetivo receber os projetos de pesquisa científica em seres humanos. A Plataforma Brasil está vinculada ao CEP/CONEP (Comissão de Ética em Pesquisa [CEP] e Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) do Ministério da Saúde. Conheça:

http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf

Idéia 3: seja voluntário de um projeto de pesquisa

(Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado [você vai precisar conhecer um aluno de Mestrado ou Doutorado que precise de ajuda para as tarefas da pesquisa]
  • Acompanhe e participe de todas atividades;
  • Faça mais do que é solicitado (mostre serviço!)
  • No final, você poderá ser um dos co-autores do trabalho.
Participe de um Grupo de Pesquisa

Espero que você goste e aplique estas idéias para progredir na sua carreira!

⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️

👉Compartilhe este artigo para aquele seu amigo que gosta de cirurgia bucomaxilofacial e adora pesquisas científicas!

[Dica 22 #50dicasCTBMF]

Você quer receber novos Artigos do Blog em Primeira Mão?

Você quer receber os novos artigos do Blog em primeira mão?

* indicates required
SHARE
Previous articleVocê já pensou em vivenciar todas as técnicas Cirúrgicas Bucomaxilofaciais em 3 dias?
Next articleDissipação anestésica: o novo paradigma da anestesiologia
Luciano Engelmann Morais
Luciano Engelmann Morais é Cirurgião Dentista, Especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial e responsável pelos sites Lucianobuco.com, Lucianobuco.com.br, pelo PodcastBuco, e pelo Blog Lucianobucobrasil.com.br. Seu objetivo é transformar positivamente a carreira de estudantes e profissionais com dicas e conteúdos na área de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial e áreas relacionadas (Fisioterapia, Medicina e Saúde em geral), além de aulas completas e treinamentos fechados. . [Esp] Luciano Engelmann Morais es Cirujano Dentista, Especialista, Magíster y Doctor en Cirugía Oral Maxilofacial y responsable de los sitios web Lucianobuco.com, Lucianobuco.com.br, PodcastBuco y el Blog Lucianobucobrasil.com.br. Su objetivo es transformar positivamente la carrera de estudiantes y profesionales con consejos y contenido en el área de Odontología y Cirugía Oral y Maxilofacial y áreas afines (Fisioterapia, Medicina y Salud en general), además de clases completas y entrenamientos exclusivos.